A Segunda Assembleia
- Por Jorge Costa – O Rescator
A reunião ficou acertada desde 24 de fevereiro de 2015 e foi marcada para a noite de 17 de março de 2015 e assim foi.
Uma vez mais fomos agradavelmente recebidos pela responsável à época da Biblioteca Municipal de Araruama Carlos Élio Vogas da Silva a simpática e encantadora Dejanir Tereza Cunha.
Pensei, confesso, que ninguém apareceria; ledo engano, aos poucos todos foram chegando e saudando uns aos outros como velhos conhecidos.
Se a primeira reunião foi quase como uma apresentação, já a segunda foi bem mais objetiva, visando de fato a concretização da academia.
Desta reunião participou quem viria a ser mais tarde o presidente da AARALETRAS – Academia Araruamense de Letras o médico e poeta Dr. Cid Magioli; e sua experiência foi crucial pois já era acadêmico em várias outra entidades como por exemplo a Academia Brasileira de Médicos Escritores.
Todos estavam imbuídos de boa vontade, com as mentes e os corações abertos para alcançarmos a meta que era a realização da academia e todos sabiam a proeminência do Dr. Cid Magioli no cenário cultural, poético e literário dentro e fora da cidade de Araruama.
A principal decisão da noite foi a criação de uma comissão com menor número de pessoas para que o estatuto da entidade pudesse ser elaborado e posteriormente aprovado pela assembleia.
A ideia inicial seria uma comissão de 5 pessoas (um número ímpar para evitar empates nas decisões), de 5 passou para 9 pessoas e de 9 ficou decidido que a comissão seria de 13 membros que passariam a reunir-se todas as terças-feiras às 19 horas até a elaboração do estatuto da academia.
Os escolhidos para a comissão: (na foto acima da esquerda para direita)
- Zeni Felipe
- Ubiratan Ramos (professor, conselheiro técnico da Secretaria de Educação)
- Renato Magalhães (presidente do Conselho Municipal de Cultura)
- Moacir Gomes (Secretário de Cultura de Araruama)
- Jorge Costa – O Rescator (historiador e dicionarista bíblico)
- Rozimar de Sá Mendes (Pesquisadora Cultural da Secretaria de Cultura)
- Geraldo Chacon (escritor, professor, palestrante, poeta e diretor de teatro)
- Suzana Soares (técnica em contabilidade)
- Camilo Mota (poeta, escritor, jornalista, palestrante e psicoterapeuta)
- Cid Magioli (médico e poeta)
- Demétrio Silva (musico e desenhista)
- William Brasil (fotógrafo da Secretaria de Educação)
- Manoel de Santa Maria (Cordelista e seresteiro)
Confesso que não gostei; seria muita gente discutindo, muitas opiniões diferentes…
Os fatos posteriores mostraram que eu estava errado.
Com apenas 5 indivíduos, algumas reuniões não teriam acontecido por falta de quórum. Com 13 pessoas um ou mais faltando as reuniões, os assuntos continuaram sendo debatidos normalmente.
Uma outra decisão importante que foi tomada nesta segunda assembleia foi que todos que nela estavam presentes seriam Membros Fundadores da academia, independente de ser ou não ser escritor, independente de tornar-se ou não acadêmicos literários.
E ao final desta importante reunião nos fartamos de chás, cafés e um delicioso bolo de limão ofertado pela Dejanir Cunha.