terça-feira, 17 de março de 2015

História da Academia Araruamense de Letras

Os Primeiros sonhos.

Academia Araruamense de Letras x Sarau “AraruAMA Poesia”

- Breve histórico – Por Cid Magioli.
cid magioli pb
Dr Cid Magioli
Presidente Interino AARALETRAS

Prezados escritores ou adeptos do salutar hábito da leitura, como mencionou o grande poeta e dramaturgo francês, Vitor Hugo: “Ser bom é fácil. O difícil é ser justo”. O acadêmico Jorge Luiz da Costa (O Rescator), ao iniciar este Blog, entrou em contato comigo, pois soube que já houvera outras tentativas de criação de uma academia em nossa cidade. Justíssima a sua visão, pois corresponde a verdade.
Teatro Municipal de Araruama
Teatro Municipal de Araruama





Em 2006, no auge do sarau “AraruAMA Poesia”, no mês de abril (o sarau era apresentado no 2º domingo dos meses pares), no teatro Municipal de Araruama (Teatro Municipal Prefeito Graciliano Torres Quintanilha). Na presença de aproximadamente 150 pessoas, e, com a participação de ilustres literatos, como: Francisco Nobre (presidente da Federação das Academias de Letras); Edir Meireles (presidente do Sindicato dos Escritores do RJ e membro da União Brasileira de Escritores; Juçara Viegas Valverde (tesoureiro da UBE-RJ e atual presidente desta entidade e da Academia Brasileira de Médicos Escritores ), Messody Benoliel (Academia Brasileira de Trovas), foi lançado em público a ideia da criação de uma Academia de Artes Ciências e Letras em Araruama. Os maiores incentivadores para a criação deste sodalício: o poeta Carlos Alberto (Cabo Frio) e o coordenador e apresentador do sarau ‘AraruAMA Poesia”, Cid Magioli (eu).
Neuza Amaral
Neuza Amaral

Foram vários os incentivos para a criação da academia: da amiga e coordenadora do Teatro Municipal, Neusa Amaral, que sempre presente, abrilhantava nossas apresentações artísticas em geral (poesias em sua essência, mas apresentávamos também números musicais, dança, coral, dramaturgia etc. (daí a ideia inicial de uma academia englobando as artes, ciências e letras); e da tecladista que fazia o fundo musical nas declamações, a professora Jane Peçanha, que durante os 10 anos de existência do “Sarau AraruAMA Poesia”, transformou-se em um ícone no incentivo artístico deste evento.

Poetas da Região dos Lagos, como: o professor de literatura Kleber Pedrosa, e Isaías (o sonetista), ambos de São Pedro da Aldeia; João Costa, Dr João de Carvalho, J. de Jesus e Camilo Mota -atualmente vice-presidente da Academia Araruamense de Letras - (Saquarema); e os escritores: J. Santos (poeta e cordelista baiano), José Hélito (poeta, professor da língua portuguesa e pedagogo) e o meu pai, o ferroviário Cid Magioli (o legítimo) pois apesar de ser conhecido apenas como Dr Cid Magioli, o meu verdadeiro nome é Cid José Carvalho Magioli, incentivavam a criação desta instituição literária e artística.

Por quê não foi adiante? Não sei. Talvez as seguintes razões, ou, o conjunto delas todas:
  1. dificuldade de uma logística pública, sem interesse político, pois a academia deve manter-se neutra no âmbito político, sem manifestação de afinidades partidária;
  2. por falta de coro qualificado para assumir os requisitos de um verdadeiro acadêmico: publicações literárias e atuação comprovada no cenário literário;
  3. números insuficientes de escritores domiciliados em nosso município, (para caracterizar de direito e de fato uma Academia Araruamense).
Mas o sonho e a esperança são lenitivos do coração do poeta sonhador. Como afirma o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis: “A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal”. Estamos fortalecidos. Imunizados e motivados para escrever a história da Academia Araruamense de Letras.

Como nos alerta o grande líder Nélson Mandela, “Não é valente o que não tem medo, mas sim o que sabe dominá-lo”.

Somos sabedores das dificuldades, dos desafios e das responsabilidades, mas iremos unidos no ideal de valorizar e resgatar o cunho vernáculo da nossa bela língua, tão maltratada em seu uso.

Os Membros Fundadores entrarão para a história cultural do município.
Como presidente da Academia Araruamense de Letras, eleito em Assembleia Geral. Com o vice-presidente Camilo de Lelis Mendonça Mota (Camilo Mota); o secretário geral, o cordelista Manoel de Santa Maria; o diretor de comunicação, o escritor e historiador de nome literário, O Rescator – Jorge Luiz da Costa e o escritor e teatrólogo, Geraldo Chacon. Unidos e aguardando novos literatos que preencham os requisitos acadêmicos, aprovados pela soberana assembleia, levaremos adiante, e com muita dignidade esta tão sonhada ACADEMIA ARARUAMENSE DE LETRAS.

Que Deus esteja sempre presente!

Dr Cid Magioli
Presidente Interino da AARALETRAS
- Academia Araruamense de Letras -

Um comentário:

  1. Sinto-me agradecida por fazer parte, de uma certa forma, disso tudo que está acontecendo !
    Continuo esperando a poesia do DR CID MAGIOLI, grande médico, poeta,e amigo !
    Quem sabe seu livro prometido ?

    ResponderExcluir

A AARALETRAS Agradece seu comentário.